Oie! Quanto tempo que eu não posto! Enfim, hoje vou publicar um texto, de um momento filosófico meu, já que era para um trabalho de Filosofia, onde falo do "duelo" entre natureza humana e cultura. Espero que gostem!Natureza Humana vs. Cultura
As atitudes de natureza humana entram de certa em forma, em conflito com os conceitos da Cultura. Já que o ser humano tem um ‘instinto natural’ para suas atitudes, que são bloqueadas devido a questões culturais. Ou seja, nós agimos de acordo com os valores culturais da sociedade e não com os nossos instintos mais primitivos. Mas será que nós devemos agir instintivamente, ou devemos agir de acordo com a nossa sociedade, já que isso, supostamente, é necessário para vivermos em harmonia?
Acredito que alguns dos instintos humanos não são aceitos de maneira alguma pela maioria da sociedade, pois fomos ensinados desde sempre a não ‘preservá-los’, principalmente os instintos relacionados à sexualidade. Questiona-se se tais valores estão realmente certos, ou deviam ser ignorados ou então aprimorados. Arrisco dizer que deveriam ser aprimorados, assim acabariam tabus em relação à sexualidade, religião, etc.
Expondo um pouco mais a idéia proposta acima, os valores da sociedade atual, como já foi dito, foram firmados há muito tempo, e também há um forte cunho religioso que deixa esses valores ‘deficientes’, já que a Igreja sempre impôs valores até absurdos em nome de um deus. Os instintos humanos são renegados até nos Sete Pecados, onde se condena, por exemplo, a ira e a preguiça que são naturais ao homem. Não digo que os valores de uma Ordem Religiosa estejam errados, mas são um tanto equivocados quando em algumas situações discordam das atitudes do homem por natureza.
Portanto, os valores da sociedade humana nada mais são uma grande contradição dos instintos humanos, e essa estrutura de valores que compôs a realidade do mundo em que vivemos, organizada na exclusão dos instintos primitivos do homem. Visto isso, nos questionamos: Num mundo com tantas desigualdades, guerras, poluições, e outros malefícios, será que se nós tivéssemos seguido nossos instintos o mundo de hoje seria menos desigual, teria mais paz, seria menos poluído, teria mais amor?!